quarta-feira, 3 de julho de 2013

A PEDAGOGIA TRADICIONAL ONTEM E HOJE


           Discutir sobre educação no contexto atual é uma tarefa bastante complicada, principalmente quando levamos em consideração todas as mudanças estruturais sofridas pela mesma ao longo dos anos.
            Sabemos que esta é importante e necessária para a formação da cidadania, e que através desta o indivíduo pode se libertar, percebendo-se, assim, como ser histórico e social, com capacidade para participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa e mais consciente.
            Assim pensando, vale destacar o importante papel social exercido pela escola nesse processo, tendo em vista que a esta compete ao menos no contexto atual, a valorização e a sistematização dos conhecimentos oriundos dos diversos contextos dos estudantes.
            Sabendo da função social da escola na formação da cidadania, pensemos sobre o papel da Pedagogia Tradicional Ontem e Hoje, corrente pedagógica tão forte e importante no processo de ensino, que marcou épocas, e que nos dias de hoje ainda permanece com muitas marcas, refletindo em torno desta, destacaremos pontos dentro das concepções atuais considerados negativos quando comparamos esta com a realidade educacional atual.
            É fato que a pedagogia tradicional surgiu no início do século XIX, em um contexto histórico diferente dos dias atuais, assim seus direcionamentos se restringiam à escola como um ambiente onde o conhecimento estava confinado e ao professor como o dono do saber, ao qual era imposta a obrigação de repassar os conhecimentos, sem a preocupação de perceber o estudante em suas capacidades cognitivas.
            Na pedagogia tradicional o ensino era pautado em verdades impostas socialmente, com acúmulos de conteúdos, os quais por meio de rígida disciplina, esta oriunda de forte pressão pelo professor, o grande ditador, deveriam ser decorados pelos estudantes, uma postura mecânica, cabendo aos mesmos a função de desenvolver por si próprio suas capacidades sociais, políticas e humanas, hoje consideradas competências, de forma que havia uma segregação, existindo por parte da escola os estudantes com e sem capacidades, sendo esses últimos, direcionados à realização de curso que lhes proporcionassem formação estritamente profissionalizante.
            Por ser essa corrente pedagógica a pioneira em aplicação prática, no processo de ensino, apresentava paradigmas bastante brutos, não considerando os contextos nos quais se encontravam inseridos os estudantes, a ideia, com diria Paulo Freire, era apenas de depositar conhecimentos, postura vista por muitos autores contemporâneos sem significado prático para a vida destes.
Sendo o professor o centro da sabedoria, dentro da pedagogia tradicional, cabia ao mesmo sem quaisquer atitudes de dinamismo dar todos os encaminhamentos das aulas, direcionando os estudantes ao fim por este desejado, de forma que não se reconhecia que a aprendizagem não ocorre homogeneamente pelas pessoas, assim no processo todos eram considerados iguais.

Ao longo dos tempos, mediante todos os avanços tecnológicos, o acesso às informações tornou-se mais acessível, de forma que a escola, instituição destinada à garantia da educação, em seu caráter transformador vem tentando de adaptar às mudanças, porém com uma postura mais pacífica, onde a relação professor x estudante x conhecimento ocorra interativamente, com significados práticos.


(Marcos Santos de Souza)

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