Discutir sobre educação
no contexto atual é uma tarefa bastante complicada, principalmente quando
levamos em consideração todas as mudanças estruturais sofridas pela mesma ao
longo dos anos.
Sabemos que esta é importante e necessária para a
formação da cidadania, e que através desta o indivíduo pode se libertar,
percebendo-se, assim, como ser histórico e social, com capacidade para
participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa e mais
consciente.
Assim pensando, vale destacar o importante papel social
exercido pela escola nesse processo, tendo em vista que a esta compete ao menos
no contexto atual, a valorização e a sistematização dos conhecimentos oriundos
dos diversos contextos dos estudantes.
Sabendo da função social da escola na formação da
cidadania, pensemos sobre o papel da Pedagogia Tradicional Ontem e Hoje, corrente
pedagógica tão forte e importante no processo de ensino, que marcou épocas, e
que nos dias de hoje ainda permanece com muitas marcas, refletindo em torno
desta, destacaremos pontos dentro das concepções atuais considerados negativos
quando comparamos esta com a realidade educacional atual.
É fato que a pedagogia tradicional surgiu no início do
século XIX, em um contexto histórico diferente dos dias atuais, assim seus
direcionamentos se restringiam à escola como um ambiente onde o conhecimento
estava confinado e ao professor como o dono do saber, ao qual era imposta a
obrigação de repassar os conhecimentos, sem a preocupação de perceber o
estudante em suas capacidades cognitivas.
Na pedagogia tradicional o ensino era pautado em verdades
impostas socialmente, com acúmulos de conteúdos, os quais por meio de rígida
disciplina, esta oriunda de forte pressão pelo professor, o grande ditador,
deveriam ser decorados pelos estudantes, uma postura mecânica, cabendo aos
mesmos a função de desenvolver por si próprio suas capacidades sociais,
políticas e humanas, hoje consideradas competências, de forma que havia uma
segregação, existindo por parte da escola os estudantes com e sem capacidades,
sendo esses últimos, direcionados à realização de curso que lhes
proporcionassem formação estritamente profissionalizante.
Por ser essa corrente pedagógica a pioneira em aplicação
prática, no processo de ensino, apresentava paradigmas bastante brutos, não
considerando os contextos nos quais se encontravam inseridos os estudantes, a
ideia, com diria Paulo Freire, era apenas de depositar conhecimentos, postura
vista por muitos autores contemporâneos sem significado prático para a vida
destes.
Sendo
o professor o centro da sabedoria, dentro da pedagogia tradicional, cabia ao
mesmo sem quaisquer atitudes de dinamismo dar todos os encaminhamentos das
aulas, direcionando os estudantes ao fim por este desejado, de forma que não se
reconhecia que a aprendizagem não ocorre homogeneamente pelas pessoas, assim no
processo todos eram considerados iguais.
Ao
longo dos tempos, mediante todos os avanços tecnológicos, o acesso às
informações tornou-se mais acessível, de forma que a escola, instituição
destinada à garantia da educação, em seu caráter transformador vem tentando de
adaptar às mudanças, porém com uma postura mais pacífica, onde a relação
professor x estudante x conhecimento ocorra interativamente, com significados
práticos.
(Marcos Santos de Souza)
Nenhum comentário:
Postar um comentário